Domingo, 17 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Paripiranga - BA

Saúde Bahia

HGE 2 completa cinco anos apostando na inovação e atendimento de alta complexidade

A unidade possui 11 salas de cirurgia, se consagrando como referência no tratamento de queimados, cirurgias de urgência, além de tratamentos em traumato-ortopedia e bucomaxilo.

27/09/2021 às 17h35
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Compartilhe:
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

O Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2) completa cinco anos de funcionamento nesta segunda-feira (27). A unidade possui 11 salas de cirurgia, se consagrando como referência no tratamento de queimados, cirurgias de urgência, além de tratamentos em traumato-ortopedia e bucomaxilo. Construído em 2016, o hospital segue em constante desenvolvimento, abrigando um total de 148 leitos, sendo 52 de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, são 40 UTIs adulto; 8 UTIs pediátricas e 4 UTIs destinadas ao tratamento de queimados.

“O HGE 2 nasceu com o intuito de complementar o trabalho já realizado no HGE. Dessa forma, aumentamos o atendimento e esse suporte de referência à população. É preciso destacar que nós temos um centro de queimados, um de ortopedia e outro de cirurgia bucomaxilo que são referência para todo o Estado”, explica o diretor-geral da Unidade, Márcio Quintiliano.

Ao longo desses cinco anos, a unidade realizou cerca de 300 mil atendimentos, tornando o HGE 2 um dos hospitais mais importantes da Bahia no atendimento cirúrgico de média e alta complexidade. Somente em 2021, no período entre janeiro e agosto, foram realizadas 4.445 cirurgias na unidade, além de 256 procedimentos cirúrgicos em pacientes vítimas de queimaduras.

“Durante a pandemia, continuamos funcionando com os atendimentos de referência, recebendo as demandas dos outros hospitais que foram destinados aos cuidados dos pacientes com a Covid-19. De seis meses para cá, a procura tem aumentado ainda mais”, afirma o diretor.

A secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, ressalta que a unidade tem o papel fundamental de aproximar a saúde de quem mais precisa e diminuir a espera pelo atendimento. “O parque de imagem do HGE 2 possui tomógrafos, raio-x e ressonância magnética de última geração, acelerando a realização de exames com rapidez e qualidade”, destaca a secretária.

O Centro de Bioimagem do HGE integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem e funciona com ressonância magnética com capacidade de realizar cerca de 650 exames por mês. “Todo esse trabalho é fruto da união e comprometimento da família HGE. Seguimos com dedicação total para realizar um trabalho melhor a cada dia”, finaliza o diretor.

Equipamentos de última geração

Construído em uma área de mais de 14 mil metros quadrados, o HGE 2 teve um investimento de R$ 90 milhões para ser equipado com o que há de mais moderno para a realização de cirurgias de alta e média complexidade, recebendo pacientes de todo o estado.

Além disso, a unidade tem uma equipe médica composta por especialistas em cirurgia, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Fonte: Ascom/Sesab

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias