Domingo, 17 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Paripiranga - BA

Celebridades Celebridades

Carlinhos Maia é condenado por rabiscar quadro de artista em hotel

O influencer se filmou rabiscando a obra e, posteriormente, tirou uma foto com a seguinte legenda: "os hóspedes desse hotel vão me agradecer".

19/08/2021 às 12h44 Atualizada em 19/08/2021 às 12h56
Por: Redação Fonte: Migalhas
Compartilhe:
Carlinhos Maia é condenado por rabiscar quadro de artista em hotel

O juiz de Direito Cristiano José Macedo Costa, de Aracaju/SE, condenou o influencer Carlinhos Maia ao pagamento de danos extrapatrimoniais, fixados em R$ 30 mil, por ter modificado quadro de uma artista que estava no quarto de hotel em que se hospedou.

Carlinhos Maia fez uma série de stories desse dia, nos quais aparecia rabiscando a obra. O influencer ainda publicou uma foto com a seguinte legenda: "os hóspedes desse hotel vão me agradecer".

 artista buscou a Justiça dizendo que o influencer ridicularizou e vandalizou uma pintura de sua autoria que estava no quarto de hotel em que ele estava hospedado. Para a artista, a atitude do youtuber constitui agressão ao seu patrimônio moral sobre a obra. A ação foi ajuizada não só contra Carlinhos Maia, mas também contra o hotel.

Direitos autorais

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que o direito de modificação da obra é uma prerrogativa exclusiva do autor. Para isso, o magistrado invocou a lei de direitos autorais que prevê que o autor da obra "é o único que pode alterar o conteúdo de sua obra, antes ou depois de utilizada, por qualquer motivo que seja, inclusive, de ordem econômica".

Nesse sentido, o magistrado considerou que o ato praticado pelo youtuber implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da autora da ação e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade. Ademais, o juiz salientou que o hotel deve responder de forma solidária pelo ato de modificação.

Em suma, o juiz julgou procedentes os pedidos para:

Determinar que o hotel retire de circulação e devolva à autora a obra artística;

Condenar Carlinhos Maia e o hotel, solidariamente, ao pagamento de danos extrapatrimoniais fixados em R$ 30 mil.

O advogado Felipe Mendes Ribeiro Chaves atuou pela autora da ação. 

Processo: 0063039-34.2019.8.25.0001

Leia a sentença.

Matéria do site Migalhas https://www.migalhas.com.br/quentes/350343/carlinhos-maia-e-condenado-por-rabiscar-quadro-de-artista-em-hotel

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Famosidade
Famosidade
Sobre Tudo sobre o mundo dos famosos em um só lugar!
Paripiranga - BA Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

Seg 34°C 18°C
Ter 34°C 19°C
Qua 35°C 18°C
Qui 34°C 19°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias