Segunda, 02 de Agosto de 2021 15:10
75 99918-2521
Política Politica

Prefeito de Jeremoabo é acusado de falsificar exames de Covid-19 de adversários

Ao site Metro1, TRE informou que o caso está concluso para decisão; o prefeito Deri do Paloma (PP), foi reeleito no ano passado

15/07/2021 08h43 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: METRO1
Foto: Reprodução/TSE
Foto: Reprodução/TSE

Segundo denúncia ajuizada em dezembro, a suposta fraude teria como finalidade impedir que eleitores da candidata adversária Anabel de Sá Lima Carvalho (PSD) comparecessem às sessões de votação.

Articulada pela bancada de oposição na Câmara de Vereadores, a ação pede que Deri do Paloma tenha o mandato cassado por abusos de poder político e econômico e fique inelegível por oito anos. 

Consultado pelo Metro1 sobre o andamento do processo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que o caso está concluso para decisão  —significa que está à disposição do juiz aguardando decisão inicial, intermediária ou mesmo final. 

O Metro1 tenta contato com o prefeito Deri do Paloma desde a manhã de segunda-feira (12), mas ele não atendeu aos telefonemas da reportagem. Por meio do telefone fixo de seu gabinete, uma secretária informou que repassaria o contato do Metro1 para a procuradora-adjunta do Município se manifestar a respeito da denúncia. Até a publicação da reportagem não houve retorno.  Em caso de eventual resposta, o texto será atualizado.

Testes manipulados

Ainda de acordo com a denúncia protocolada no TRE-BA, ao menos dez pessoas tiveram exames com resultado positivo para o novo coronavírus em testes realizado por determinação da gestão municipal. As contraprovas, entretanto, indicaram diagnósticos negativos. 

Na peça judicial consta que moradores relataram que profissionais da Saúde fizeram busca ativa informando que haveria um surto de Covid-19, embora a população estivesse assintomática. 

Os autores da ação afirmam que os resultados dos testes rápidos foram manipulados pela Secretaria Municipal da Saúde, que recomendou aos moradores quarentena de 14 dias, período que coincidiu com a eleição municipal de 2020. Os moradores se submeteram a testes em clínicas particulares e tiveram resultado negativo.

A eleição em Jeremoabo foi decidida por uma diferença de 159 votos. "Temos certeza de que esta mesma prática foi adotada em outros locais da cidade, mas os moradores ficaram com medo de denunciar. O dinheiro para combate à Covid foi utilizado para fins eleitorais", diz o bloco de oposição na Câmara de Vereadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paripiranga - BA
Atualizado às 14h57 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 27°

27° Sensação
25.3 km/h Vento
38.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol e Chuva
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias