Quarta, 27 de Janeiro de 2021 19:39
75 99918-2521
Justiça Ministério Público

Embasa deve garantir água potável sem interrupção de fornecimento à população de Paripiranga

A determinação foi do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que acatou recurso impetrado pelo Ministério Público estadual

08/12/2020 08h20 Atualizada há 2 meses
576
Por: Redação Fonte: Cecom/MP
Foto: Luciano Carcará / Ag. A TARDE
Foto: Luciano Carcará / Ag. A TARDE

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deve adotar as medidas necessárias para fornecer água potável de maneira regular, adequada, eficiente e contínua aos consumidores ligados à rede de abastecimento do município de Paripiranga. Foi a determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que acatou recurso impetrado pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Ariel José Nascimento. O acórdão (decisão colegiada) da Segunda Câmara Cível foi proferido no último dia 24 de novembro e estabeleceu um prazo de 30 dias para adoção das medidas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A continuidade e qualidade do fornecimento da água de Parapiranga é objeto da atuação do MP desde pelo menos 2016, quando a promotora de Justiça Ana Patrícia Melo ajuizou ação civil pública contra a Embasa.

Segundo o acórdão, o MP demonstrou, por meio de “múltiplos relatórios, pareceres e diagnósticos técnicos”, que era “insatisfatória” a qualidade da água de amostras coletadas em diferentes meses por diversas vezes na cidade. Segundo as análises, realizadas entre os anos de 2014 e 2015, a água consumida pela população de Parapiranga não era “potável”, com presença de coliformes fecais e, inclusive, apresentando, em uma das amostras, a bactéria escherichia coli, “possível causadora de doenças”. Os desembargadores também apontaram que ficou demonstrada a descontinuidade recorrente do fornecimento de água à população do município, que sofre prolongados períodos de seca. “Trata-se de um fenômeno regional mais do que público e notório, do qual não se pode alegar desconhecimento ou imprevisão. Caberia a Embasa se antecipar a isso e adotar de antemão as medidas necessárias para conseguir contornar tais dificuldades, a exemplo de disponibilizar caminhões-pipa para a população, por mais que isso gere custos extras em seu orçamento”, registra o acórdão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Paripiranga - BA
Paripiranga - BA
Atualizado às 19h33 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

25° Sensação
26.3 km/h Vento
58.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias